domingo, 8 de maio de 2011

Hidrocefalia

Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnóideo), que por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral e aumento e inchaço do crânio.




É um problema de saúde que, na maior parte das vezes, está associado ao aparecimento de Spina Bifida. O líquido cefalorraquidiano passa, no cérebro, de um ventrículo para o seguinte (existem, ao todo, quatro) através de canais relativamente estreitos, circulando depois na superfície do cérebro e sendo, finalmente, absorvido pela sistema sanguíneo. Existe ainda uma parte do líquido que circula ao longo da medula espinhal.



Ora, a acumulação já referida de LCR no interior da cavidade craniana dá-se quando, por qualquer razão, existe uma obstrução à drenagem do líquido para o sistema sanguíneo. Essa obstrução pode estar relacionada, como já se disse, com o aparecimento de Spina Bifida mas pode, efectivamente, ocorrer por outras razões.



A hidrocefalia pode resultar de excesso de produção de LCR (situação normalmente rara, diga-se) ou quando é impedida a circulação ou absorção desse líquido. Quando o líquido cefalorraquidiano é constantemente produzido mas, de facto, está impedido de circular, acumula-se e causa um aumento, por vezes muito grande, da pressão no interior do cérebro. Os ventrículos incham e o tecido cerebral pode vir a sofrer lesões.




[editar] DefiniçãoHidrocefalia é uma palavra que se origina do grego: Hidro significa água, céfalo cabeça, que caracteriza uma doença congênita (Adquirida desde o nascimento) ou adquirida onde ocorre um acúmulo anormal de líquido (Líquido Cefalo-Raquidiano, liquor ou LCR) em áreas específicas do cérebro chamadas de ventrículos. O LCR produzido nos ventrículos e nos plexos corióides, circulam através de um sistema de canais no Sistema Nervoso Central e é absorvido na corrente sangüínea. O líquor tem grande importância na proteção do SNC visto que ele auxilia no amortecimento de impacto e por ser completamente esteril não permite também a entrada de qualquer substância ou microorganismo que possa lesar o cérebro. Na hidrocefalia ocorre um desequilíbrio deste líquor em relação a quantidade produzida e a reabsorvida, como consequência, isso leva ao aumento do ventrículo e da pressão no cérebro.



[editar] IncidênciaEstimativas de estudos realizados baseado em informações de sistemas de saúde afirmam que a incidência de hidrocefalia é de 1-3 por 1000 nascimentos somente para a congênita ou de início precoce, acrescentando hidrocefalias adquiridas.



[editar] Causas da HidrocefaliaA hidrocefalia congênita está relacionada principalmente a três causas, embora possam haver outras:



Genética: Heredietaridade;

Espinha Bífida;

Prematuridade do bebê.

A hidrocefalia adquirida pode ser causada por:



Infecções: Caxumba, Citomegalovirus, Hepatite, Poliomielite, Toxoplasmose, Varicela, Varíola;

Hemorragia intraventricular;

Meningite;

Traumatismos;

Tumores;

Cistos: Cisto aracnóide, cisto ependimário, cistos embrionários subcalosos e cisto retrocerebelar;

Estenose do Aqueduto Sylvius.

[editar] ClassificaçãoA Hidrocefalia é classificada conforme a causa:



Obstrutiva (Não-comunicante) causada por bloqueio no sistema ventricular do cérebro, impedindo que o líquido cérebro-espinhal flua devidamente pelo cérebro e a medula espinhal (Espaço subaracnóideo). A obstrução pode apresentar no nascimento ou após. Um dos tipos mais comuns é a estenose do aqueduto, que acontece por causa de um estreitamento do aqueduto de Sylvius.

Não-obstrutiva (Comunicante) resultado de déficit da produção do líquor ou de sua absorção. Sendo mais comuns nos sangramento no espaço subaracnóideo. Pode estar presente ao nascimento ou podem acontecer depois.

Pressão Normal é um tipo de hidrocefalia adquirida comunicante no qual os ventrículos estão aumentados, porém não ocorre aumento da pressão,sendo mais comum em idosos. Podendo ser resultado de trauma ou doença, mas as causas ainda não são bem descritas.

[editar] Sinais e sintomasQuem sofre de Hidrocefalia podem vir a sofrer problemas de aprendizagem, normalmente associados a problemas de concentração, de raciocínio lógico ou de memória de curto prazo, problemas de coordenação, de organização, dificuldades de localização espaço-temporal, de motivação, puberdade precoce ou dificuldades na visão. No entanto, não é certo que tais situações tenham, necessariamente, de ocorrer na pessoa com Hidrocefalia.



Outros problemas que podem ocorrer são:



Crescimento rápido e exagerado do Crânio.

Fontanela anterior dilatada

Irritabilidade

Ataques epiléticos

Nas crianças mais velhas e em adultos, os sintomas incluem:



Dor de cabeça

Dificuldade para caminhar

Perda das habilidades física

Mudança de personalidade

Diminuição da capacidade mental

Em qualquer idade, os sintomas podem incluir:



Vômitos

Letargia

[editar] DiagnósticoO ultra-som ainda tem sido o meio mais eficaz e rápido de diagnosticar precocemente a hidrocefalia no período gestacional, podendo ainda serem utilizados tomografias computadorizadas e ressonância nuclear magnética que permitem delimitar as áreas afetadas com precisão.



A importância de um diagnóstico precoce se faz pelo fato de quanto antes se tomar as devidas providências e iniciar o tratamento melhores serão as chances do paciente e menor possibilidade de sequelas.



[editar] TratamentoO tratamento para a hidrocefalia é medicamentoso podendo muitas vezes ser cirúrgico, o qual tem obtido resultados significativos com o uso de Derivação Ventrículo-Peritoneal (DVP) com o objetivo de drenar o LCR em excesso nos ventrículos para outras cavidades corporais anulando a pressão causada pelo aumento ventricular. Embora também possa ser feita drenando o líquor para o átrio direito ou através de terceiro ventriculo, a forma mais utilizada é a derivação ventrículo-peritoneal. Foram encontradas significantes diminuições na mortalidade e da morbidade em crianças hidrocéfalas após a introdução da válvula.



Podem ocorrer defeitos ou mesmo infecção na válvula por isso os familiares devem ser avisados e estarem atentos a possíveis problemas ocasionados pelas válvulas para que o quanto antes se tomem as devidas providências.



A Fisioterapia neuropediátrica tem obtido sucesso na reabilitação, dentro das capacidades de cada paciente, na hidrocefalia com objetivo de ganhar controle de cabeça e tronco, de membros superiores e nas atividades de vida diária (AVD) bem como na prevenção de contratura, problemas respiratórios e complicações que possam vir da própŕia doença.










OXIUROS

Infestação por oxiúros







A infestação por oxiúros é uma doença durante a qual o verme Enterobius vermicularis cresce e se reproduz dentro do intestino.






O parasita mais frequente entre as crianças que vivem em climas temperados é o oxiúro e pelo menos 20 % de todas as crianças e 90 % das crianças que frequentam infantários ou outras instituições têm-no.






Causas






A infestação normalmente ocorre em duas fases. Os ovos, primeiro, são transferidos da área que rodeia o ânus (perianal) para as peças de vestuário, para a roupa da cama ou para os brinquedos. Depois, são transferidos, muitas vezes pelos dedos, para boca de outra criança, que os engole. Os ovos também podem ser inalados procedentes do ar e depois engolidos. As crianças podem tornar a ser infectadas com a passagem dos ovos da zona circundante do ânus para a boca.






Os oxiúros maturam na parte inferior do intestino entre 2 e 6 semanas. O verme fêmea move-se para a área perianal, normalmente à noite, para depositar os ovos dentro das pregas cutâneas do ânus da criança. Os ovos são depositados junto a uma substância pegajosa e gelatinosa. Esta substância e os movimentos do oxiúro mãe provocam a intensa comichão (prurido) local.






Os ovos podem sobreviver fora do corpo até 3 semanas à temperatura ambiente normal. No entanto, no ânus podem abrir-se rapidamente e as jovens lombrigas podem retroceder novamente para o recto e chegar ao intestino inferior.






Sintomas






A maioria das crianças com oxiúros não tem sintomas. Algumas crianças, no entanto, têm comichão à volta do ânus e coçam-se continuamente. A pele que rodeia o ânus pode estar irritada. Nas meninas, a infecção por oxiúros pode provocar comichão vaginal e irritação. A dor abdominal, a insónia, as convulsões e outras consequências não comprovadas têm sido erradamente atribuídas à infecção por oxiúros. Em casos excepcionais, pode ser provocada apendicite devido ao facto de os vermes bloquearem o apêndice.






Diagnóstico






O diagnóstico da infecção por oxiúros faz-se a partir da identificação dos vermes. O melhor resultado obtém-se ao examinar o ânus da criança ao fim de uma ou duas horas a coçar-se durante a noite. Os vermes são brancos e têm pêlos finos, mas movem-se e são visíveis à vista desarmada. Os ovos ou os vermes podem ser recolhidos batendo suavemente sobre as pregas cutâneas que rodeiam o ânus com o lado adesivo de uma fita transparente de manhã cedo, antes de a criança acordar. Depois dobra-se a fita de forma que a amostra fique dentro e leva-se ao médico. Os ovos e os vermes que se encontrarem colados à fita podem ser identificados ao microscópio.






Prognóstico e tratamento






Normalmente, não se requer tratamento. O parasita não costuma provocar dano e é muito frequente em crianças. No entanto, a maioria dos pais preocupa-se muito com a ideia de uma infecção por vermes e geralmente querem livrar os seus filhos dos mesmos. Uma única dose de mebendazola ou pirantel cura aproximadamente 90 % dos casos. Todos os membros da família devem tomar o medicamento porque a reinfecção pode passar de um membro da família para outro. Pode-se aliviar a comichão com cremes ou unguentos aplicando-os directamente sobre a área perianal duas ou três vezes por dia.






Apesar da terapia com medicamentos, a reinfecção é frequente depois do tratamento porque continuam a ser excretados ovos pelas fezes até uma semana depois do tratamento. As peças de vestuário, a roupa da cama e os brinquedos devem ser frequentemente lavados à máquina para eliminar qualquer ovo que contenham.