quarta-feira, 2 de março de 2011

CANDIDA

A cândida é uma espécie de fungo (Candida albicans) que causa um tipo de micose chamada candidíase. Ela é muito mais comum entre as mulheres, mas pode ocorrer nos homens também.





Todos nós, normalmente, temos uma certa de quantidade de Candida morando em nosso organismo. Pode acontecer, porém, de essa população de fungos crescer muito de uma hora para outra. Vários fatores podem desencadear isso: mudanças bruscas na alimentação, consumo excessivo de álcool, uso de roupas íntimas úmidas por períodos prolongados, uso de alguns medicamentos, queda no sistema imunológico ou até estresse e cansaço, só para citar alguns exemplos.



Nas mulheres, a infecção por Candida causa um corrimento esbranquiçado e leitoso, coceira, irritação na vagina e nos lábios vaginais e ardor. São sintomas bastante desagradáveis. No homem, a infecção pode causar vermelhidão e irritação no pênis (mas é bem menos comum).



Apesar de um parceiro poder contaminar o outro, a candidíase não é necessariamente uma DST – ela pode ocorrer em pessoas que nunca fizeram sexo, por exemplo.



O tratamento é feito com medicamentos de uso local (pomadas, banhos de assento ou supositórios vaginais) ou orais. Mas todos eles precisam de indicação médica. Portanto, se a mulher perceber que está com corrimento, a primeira coisa a fazer é procurar um ginecologista para confirmar o diagnóstico. O uso equivocado de medicamentos, além de não curar a infecção, pode deixá-la ainda pior e mais resistente ao tratamento correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário