sábado, 3 de julho de 2010

COLIMADOR E GRADE




COLIMADOR
As placas do colimador se usam para limitar os feixes dos raios X ao tamanho do cassete introduzido, campo selecionado, ou ao tamanho do objeto que se examina.
Para reduzir a radiação secundária as placas do diafragma se usam para proteger a “chapa” contra o enegrecimento oriundo desta radiação. Estas placas do diafragma, feitas de chumbo, são ajustadas para a largura e ou para a altura.
Para melhor entender o funcionamento desta peça, como redutor para a radiação secundária, basta lembrar de como ela é formada e que o chumbo é um excelente material para absorção de raios X, inclusive e principalmente neste caso para a radiação secundária.
GRADE ANTI-DIFUSORA
Quando a radiação (raios X) atinge o objeto de interesse, gera provavelmente, a radiação secundária. Usamos então um dispositivo para “filtrar” esta radiação ou minimiza-la, para que esta não influencie na imagem final na chapa radiográfica.
Princípio de funcionamento: Conforme citado, do paciente para o filme também vão as indesejáveis radiações secundárias, estas de menor intensidade, “bate” nas placas plumbíferas formadoras da grade sendo então absorvidas por esta. A mecânica do funcionamento é, para a grade com movimento, quando no disparo a grade precedo os raois X se movimentando até atingir seu pico de velocidade que coincide com o “aparecimento” dos raios X e a partir daí começa a desacelerar até a sua parada. E assim com esta oscilação, filtra-se, minimizando os efeitos da radiação secundária no filme.
Obs.1: Se a distância do foco não estiver devidamente ajustada para o tipo de grade, teremos uma absorção até da radiação principal.
Obs.2: Se por algum motivo a grade não se movimentar a radiação principal também será filtrada nas áreas onde as placas estão localizadas gerando “sombras” na imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário