sábado, 3 de julho de 2010

HERPES LABIAL E GENITAL

A família dos Herpesvírus humano é composta por 8 subtipos:

- HHV 1 e HHV 2 - Vírus Herpes Simples 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2) , causadores do que vulgarmente se chama de herpes.
- HHV 3 - Vírus da varicela Zoster, causador da varicela (catapora) e do Herpes Zoster
- HHV 4 - Vírus Epstein-Barr
- HHV 5 - Citomegalovírus, também causador de síndrome de mononucleose e comum agente infeccioso em imunodeprimidos
- HHV 6 e 7 - Roseolovírus, causador do exantema súbito, muito comum em crianças
- HHV 8 - Vírus associado ao Sarcoma de Kaposi, câncer que ocorre em portadores de SIDA (AIDS)
Este texto focará nos Vírus Herpes simples 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2)

O HSV-1 costuma causar o herpes labial, enquanto que o HSV-2 é, em geral, responsável pelo herpes genital. Digo em geral porque como a prática de sexo oral é muito comum, não é raro encontrarmos lesões orais pelo Herpes vírus 2 e lesões genitais pelo herpes vírus 1.

1 em cada 5 adultos é portador do HSV-2 e mais da metade da população tem o HSV-1. Porém, muitos portadores não apresentam sintomas.

A infecção pelo Herpes simples é recorrente, ela vai e volta espontaneamente. Isto ocorre porque o vírus "se escondem" dentro das células do sistema nervoso impedindo com que as defesas do organismo consigam eliminá-las completamente. Quem tem Herpes, o terá pelo resto da vida.

De tempos em tempos o vírus volta a se manifestar, normalmente em períodos de queda do sistema imune. Alguns fatos predisponentes são conhecidos, como exposição solar intensa, estresse emocional, menstruação, traumas etc... A frequência das recorrências é individual.

Sintomas do herpes

Herpes genitalHerpes labialA primeira aparição costuma ser a mais sintomática, pois neste momento ainda não temos anticorpos formados. Em geral, o quadro é de múltiplas vesículas (pequenas bolhas) agrupadas com áreas de inflamação na base e ao redor. As lesões são muito dolorosas e podem vir acompanhadas de mal estar, linfonodos (gânglios) aumentados e febre.

Herpes genitalAs recorrências costumam ser menos sintomáticas e mais curtas. Normalmente apresentam sintomas que "avisam" sobre o retorno das lesões. Dor, formigamento ou prurido (comichão) local costumam aparecer algumas horas antes das vesículas.

As vesículas podem romper-se e formar pequenas ulcerações, que lembram aftas.

O HSV-1 e o HSV-2 tem predileção pela mucosa oral e genital, respectivamente. Porém, podem causar lesão em outras partes do corpo como na pele, olhos, meningite, encefalite (infecção do encéfalo), hepatite, pneumonia e esofagite (infecção do esôfago).

Herpes genitalEssas infecções mais graves costumam ocorrer em doente com imunossupressão como na SIDA (AIDS) e nos transplantados.

Transmissão do herpes

A transmissão do herpes ocorre por contato íntimo com a área infectada. O Herpes vírus é muito contagioso e período de maior risco de transmissão é durante as crises e os 2 dias que antecedem a crise, podendo também ocorrer mesmo quando não há lesões aparentes. Alguns pacientes secretam o vírus mesmo fora das crises, podendo transmiti-lo a qualquer momento, principalmente no HSV-2.

O vírus é encontrado nas lesões, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais. A transmissão por objetos como copos e talheres pode ocorrer, mas é menos comum, uma vez que o vírus sobrevive poucas horas fora de um organismo vivo. O período de incubação após a exposição é de 4 dias em média.

O Herpes simples genital é uma DST (doença sexualmente transmissível). Durante a fase ativa deve-se evitar atividade sexual, pois mesmo com camisinha há risco de contaminação.

O HSV-1 é normalmente adquirido durante a infância enquanto que o HSV-2 na vida adulta.

Tratamento do herpes

O tratamento com antivirais, como o aciclovir, serve pra reduzir o tempo de doença. Quanto mais precocemente forem iniciados , melhor a resposta. No herpes labial pode-se usar pomadas e no genital comprimidos. Mais uma vez, não há cura para a doença. Também ainda não existe vacina eficaz contra o herpes vírus.

O tratamento está realmente indicado nas lesões primárias e nos doentes imunossuprimidos. Nos outros casos, o tratamento não altera muito o curso da crise.


Outras lesões que não são herpes

Outros 2 tipos de lesões genitais têm causado algum tipo de confusão com o Herpes. Ambas são assintomáticas e podem acometer genitália e boca.

A primeira são as manchas de Fordyce, uma espécie de glândulas sebáceas. Não indicam qualquer tipo de doença.

Fordyce

A outra lesão são as pápulas peroladas. Também não indicam nenhuma patologia e pode acometer homens e mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário