sábado, 3 de julho de 2010

Técnico de radiologia X Tecnólogo de radiologia

 
 Sempre que estou iniciando uma nova turma a primeira pergunta que me fazem é: - Professor, qual a diferença do Curso técnico em radiologia para o tecnólogo?  Por isso, pesquisei e agora está aí postado as diferenças na atuação profissional segundo as coordenações de ambos os cursos.


Curso técnico em radiologia
 
Há quem tenha dúvidas sobre as diferenças entre o curso superior de tecnologia em radiologia e o curso técnico na mesma área, quem tem duração de 1.200 horas. Segundo Barros, o curso técnico oferece uma formação voltada ao âmbito operacional, ou seja, à organização de ambientes e sua preparação para a realização de exames como mamografia, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultra-sonografia.

“O curso de nível superior permite que o aluno tenha uma formação voltada para as mudanças tecnológicas, que são constantes neste meio. O tecnólogo pode trabalhar com gestão, apoio no diagnóstico de exames e tem uma atuação maior no ponto de vista científico”, afirma o coordenador.

Na formação de um técnico são abordados temas como biossegurança, física das radiações, anatomia e fisiologia, além de geração e aplicação de raios X. As principais áreas de atuação para técnicos são serviços de radiologia e diagnóstico por imagem em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde.

Curso tecnólogo em radiologia

Ao final de sua formação, de acordo com Caroline de Medeiros, coordenadora do curso de tecnologia em radiologia da Cefet-SC, o tecnólogo terá conhecimentos técnicos e científicos para atuar no gerenciamento, pesquisa e apoio a exames. Entre as funções que pode realizar estão:

- prestar assistência às necessidades dos pacientes submetidos a exames de diagnósticos por imagens;
- realizar exames de tomografia computadorizada, radiologia convencional e odontológica, ressonância magnética, densitometria óssea e mamografia;
- processar filmes radiográficos em tomografia computadorizada, radiologia convencional, odontológica e mamografia;
- executar procedimentos específicos no âmbito da medicina nuclear;
- realizar procedimentos de aplicação das radiações na radioterapia;
- gerenciar o processo de trabalho em todas as especialidades da radiologia e diagnóstico por imagem;
- auxiliar nas atividades de supervisão e radioproteção;
- desenvolver e executar o gerenciamento de resíduos hospitalares;
- desenvolver pesquisa científica e tecnológica no âmbito da radiologia.

Um comentário: